quinta-feira, junho 01, 2006

Horários de shabat

Mais uma da série "coisas que só em Israel", essa foto. Acho que é algo exclusivo de Jerusalém, não me lembro de ter visto em nenhuma outra cidade por aqui (vale lembrar que a capital tem muitos judeus ortodoxos, o que aliás faz da cidade uma das mais pobres do país na estatística, já que eles não trabalham e na conta, a renda per capita é menor).

O negócio é o seguinte: alguém afixa esses avisos nas paradas de ônibus, semana após semana, informando o horário de começo (para o acendimento das velas) e de fim do shabat, o trecho semanal da Torá (parashat hashavua) e outras informações úteis para quem é ortodoxo e para quem não é (afinal, os serviços, como os ônibus, páram na tarde da sexta-feira e voltam só no sábado à noite - outra coisa que só em Israel, mesmo).

Hoje não é sexta-feira, mas é erev chag, o que significa véspera de feriado (amanhã é Shavuot). Na prática, é como se fosse manhã de sexta-feira: o shuk (mercado livre) começa a funcionar mais cedo, as pessoas caminham num ritmo mais acelerado porque o dia é mais curto, os ônibus páram de circular ao anoitecer, barraquinhas são montadas pelas ruas para vender flores etc. E, ah, eu não trabalho à noite!

Algumas palavras sobre Shavuot: é uma das festas mais importante do calendário judaico, ao lado de Pessach e de Sucot. Nesse dia, que vem "uma semana de semanas" (49 dias) depois de Pessach, se celebra a entrega das tábuas da lei, a Torá, ao povo judeu no monte Sinai, e também o transporte ao Templo dos primeiros frutos da colheita de cereais.

[Clique na foto para ampliar e poder ler o que aparece no papel!]

4 comentários:

Anônimo disse...

nice! ^_^
Send some vibes...
Peace out!

Ana Elisa / Lili disse...

Sacanagem!!!
Cliquei na foto mas ler mesmo ficou difícil...hehehe...só vi números!!!!
hehehe
Bjos

Anônimo disse...

É Gabriel dia de festa em Israel é correria na certa, e atmosfera muda não???????

É gostosa a sensação, um tiquinho estressante caso precise deslocar.
beijos

ps. você pretende permanecer em Jerusalém?

me visite

Anônimo disse...

Shabat Shalom!!
Gostei muito de seu blog,já está em meus favoritos.
Sou uma brasileira curiosa e apaixonada pela história judaico/cristã...enfim.
Vou te deixar o link de um vídeo,ok?
http://br.youtube.com/watch?v=ZaIviASmllI

Meu blog
claudia-napoles.blogspot.com/
Abraços de São Paulo :)