quarta-feira, junho 07, 2006

Uma dura entrevista

Não gosto de postar aqui duas vezes tão próximas, mas me vi na quase obrigação de fazer isso depois de ler a entrevista publicada pela Der Spiegel, da Alemanha, com o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad (na foto ele aparece em discurso na Assembléia Geral da ONU, em setembro).
Enquanto a maioria da mídia parece ter medo de fazer as perguntas certas e de colocar ditadores contra a parede, a revista alemã foi a Teerã e fez isso. A entrevista, que virou um bate-papo duro com Ahmadinejad, é excelente. O presidente do Irã tenta virar a mesa em diversos momentos fazendo perguntas retóricas aos repórteres, que não deixam barato e rebatem à altura.

SPIEGEL: Mr. President, we're talking about the Holocaust because we want to talk about the possible nuclear armament of Iran -- which is why the West sees you as a threat.

Ahmadinejad
: Some groups in the West enjoy calling things or people a threat. Of course you're free to make your own judgment.

SPIEGEL
: The key question is: Do you want nuclear weapons for your country?

Ahmadinejad
: Allow me to encourage a discussion on the following question: How long do you think the world can be governed by the rhetoric of a handful of Western powers? Whenever they hold something against someone, they start spreading propaganda and lies, defamation and blackmail. How much longer can that go on?

A entrevista tem um valor muito grande, por ter sido feita por uma revista alemã, país que vai sediar a Copa 2006 (que começa sexta-feira, já). Vale lembrar que o Irã quase foi riscado dos jogos por conta das declarações do presidente sobre o Holocausto e sobre Israel.

A entrevista aparece poucos meses depois de o presidente iraniano ter colocado em dúvida o Holocausto. Em diversos pontos da entrevista, em inglês, Ahmadinejad tenta argumentar que se a Alemanha é responsável - legal ou moralmente - pelo Holocausto, o Estado de Israel deveria ser instalado na Europa.

Enfim, um must-read.

[MAIS]
Na mesma Der Spiegel, especial sobre Oriente Médio, com notícias e análises sobre a região em inglês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro posts um em cima do outro!!
Di

Ellen disse...

Muito bom. Aqui em Israel soh so fala em Ira agora, neh?! Espero que nao passe disso...
Entrei no site da Spiegel tb. Valeu!
Bjs, te adoro!!!