quarta-feira, maio 10, 2006

O orkut dos kibutzim

Só quem já esteve em um kibutz sabe bem - é uma experiência única. Os seis meses que passei em En Dor, no norte de Israel, perto da pacata cidade de Afula, entre abril e outubro de 2002, meses quentes, foram inesquecíveis.

Imagina só: calor, uma piscina gigante, um trabalho que era mais farra do que trabalho, gente do mundo todo, aulas de hebraico a cada dois dias, e... um país inteiro ali ao lado pra conhecer, pra se aventurar - mesmo no pior ano da intifada. Foi assim. Dá saudade.

E aí uma amiga minha, que aliás aniversariou ontem, me contou de um site que é uma espécie de orkut para quem já viveu em kibutzim. Infelizmente é pouco divulgado (quer dar uma força?) e tem muita gente que nem sabe da existência. Mas quem já passou por algum kibutz - qualquer um dos mais de duzentos, pode se cadastrar lá e tentar, com sorte (porque o site não é popular como o orkut, na verdade), achar outras pessoas daqueles dias inesquecíveis.

O site, Kibbutz Reloaded, foi criado por dois loucos - um inglês e um israelense. O inglês, Victor Kremer, conta no perfil dele lá no site que durante o tempo que passou em dois kibutzim, ambos no Negev, ordenhou 270 mil vacas e fumou 426 maços de Noblesse, um dos cigarros mais baratos daqui! O outro, Uzi Dor, nasceu em um kibutz e diz que só nos pesadelos dele os kibutzim aparecem...!

Enfim, fica a dica. Se você já morou em um kibutz, entra lá. Se conhece alguém que morou em um, conta pra ele.

[MAIS] Quer voluntariar em um kibutz você também? Aqui tem informações, em inglês. E essa agência, no Brasil, faz todo o trabalho por você.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gabito,
te mato guri!!!
nem acreditei qdo vi o logo do site... ainda mais o atalho pro meu orkut!!! pqp!!!!!!!
bom, mas ao menos eh por uma boa causa, o site eh bem legal e como tu mesmo disse, soh quem jah viveu em um kibutz pra saber como eh... Pra mim foi o melhor periodo da minha vida!!! Recomendo a todos!
Bjs maluco!

Ingrid Gomes disse...

Adorei...

Putz, não sabia que vc ainda não tava no KIbbutz Reloaded... eu to lá desde 2004, tentando reencontrar os perdidos que ficaram em Yahel comigo!

Thanks pelo link da Travellers...
Thanks pelo scrap no orkut...
Tahnks por ainda não ter me abandonado de vez..rs..

Beijos meu querido... muitos beijos

Ana Néca disse...

E como é? Qualquer um pode ficar em um kibutz ou é apenas para quem é ligado ao judaísmo?

Eu e minha curiosidade...

Beijos

Anônimo disse...

Olá, sempre leio seu blog, mas a 1ª vez que escrevo... Muito legal a dica. Morei no Kibutz Guivat-Oz em 91/92 perto de Afula também e tenho família em Israel(inclusive em Guivat-Oz). Foi muito bom !!
Um beijo da sua leitora de Salvador (Bahia).

Anônimo disse...

Olá, sempre leio seu blog, mas a 1ª vez que escrevo... Muito legal a dica. Morei no Kibutz Guivat-Oz em 91/92 perto de Afula também e tenho família em Israel(inclusive em Guivat-Oz). Foi muito bom !!
Um beijo da sua leitora de Salvador (Bahia).

Anônimo disse...

Vc lê mesmo meus pensamentos!!! Ontem à noite estava conversando sobre isso com meu namorado, sobre a possibilidade de passarmos um tempo em algum kibbutz aí. As coisas não estão nada fáceis por aqui pra gente e surgiu a idéia de mudar de ares... Quem sabe, precisamos amadurecê-la.
Beijos