segunda-feira, maio 15, 2006

Cheiro de feriado...

Alguns feriados aqui têm um cheiro especial, próprio, característico. É o caso de Yom haAtzmaut, o dia da Independência. Como o país inteiro faz churrascos, embora a maioria das pessoas em geral não se preocupe necessariamente com o significado da data, o cheiro de carne assando na grelha se espalha pelo ar. Meu irmão, que tem quatro anos, semana passada comentou - em hebraico, claro! - quando íamos para o tradicional al ha esh (churrasco) que o cheiro de carne era forte!

Hoje é Lag baOmer, dia de acender fogueiras! E é outro dos feriados com cheiro característico. Abri a janela para ver se estava frio (já, já estou saindo para o trabalho) e senti cheiro de fumaça no ar! Tinha até esquecido que é Lag baOmer...! Em Israel é assim: a lua, os cheiros, a decoração... tudo faz lembrar o que comemoramos naquela data.

E na minha São Paulo, a fumaça vem dos ônibus queimados, não de fogueiras comemorativas. Ainda estou boquiaberto diante da CNN, que passou sem parar as imagens do caos no Brasil (só assim o país pode aparecer por lá, né?!) Mas não pude deixar de reparar na imagem em que aparece, em uma cadeia, a inscrição "Feliz dia das mães" rabiscada em uma parede. Ê, povo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oh, Gabriel... vc é tão Super Super né... como escreve bem!

Anônimo disse...

Pois é o Caos chegou em Sampa.
Beijocas

Unknown disse...

Oi Gabo,sempre passo bem quietinha por aqui,teu Blog é ótimo...
Pena a nossa cidade, o nosso país estar do jeito que está, muito louco isso...
E hoje é Lag Baomer entao ve se aproveita,qdo eu estava em Eretz a gente assava Kebab,e tocava violao em volta da fogueira,mas isso foi há bilenios.
Abço,