segunda-feira, maio 15, 2006

Cheiro de feriado...

Alguns feriados aqui têm um cheiro especial, próprio, característico. É o caso de Yom haAtzmaut, o dia da Independência. Como o país inteiro faz churrascos, embora a maioria das pessoas em geral não se preocupe necessariamente com o significado da data, o cheiro de carne assando na grelha se espalha pelo ar. Meu irmão, que tem quatro anos, semana passada comentou - em hebraico, claro! - quando íamos para o tradicional al ha esh (churrasco) que o cheiro de carne era forte!

Hoje é Lag baOmer, dia de acender fogueiras! E é outro dos feriados com cheiro característico. Abri a janela para ver se estava frio (já, já estou saindo para o trabalho) e senti cheiro de fumaça no ar! Tinha até esquecido que é Lag baOmer...! Em Israel é assim: a lua, os cheiros, a decoração... tudo faz lembrar o que comemoramos naquela data.

E na minha São Paulo, a fumaça vem dos ônibus queimados, não de fogueiras comemorativas. Ainda estou boquiaberto diante da CNN, que passou sem parar as imagens do caos no Brasil (só assim o país pode aparecer por lá, né?!) Mas não pude deixar de reparar na imagem em que aparece, em uma cadeia, a inscrição "Feliz dia das mães" rabiscada em uma parede. Ê, povo.

4 comentários:

Carol disse...

Oh, Gabriel... vc é tão Super Super né... como escreve bem!

disse...

Pois é o Caos chegou em Sampa.
Beijocas

MaWá disse...

Nem me fale do caos em SP. Ontem entrei numa espécie de transe, ao ver metralhadoras na Berrini, engarrafamentos monstruosos e assalto no carro da frente e no carro de trás (não me pergunte porque o assaltante pulou o meu, me senti como uma judia que passou sangue na porta para que o anjo da morte pulasse meu carro). Enfim... Sã e salva (na verdade mais salva do que sã), cheguei em casa. Mas é assim, né.

À noite, sonhei com muita coisa, inclusive com você. A gente bateu um papo ótimo... Hehehe

Nossa, fiz dos comentários um desabafo. Mal ae. Às vezes é preciso. E eu te ajudo sim a arrumar o header do blog. Mas não entendi... Vc quer o código em HTML? Qualquer coisa me manda um e-mail: mavaixten@yahoo.com.br

Carla disse...

Oi Gabo,sempre passo bem quietinha por aqui,teu Blog é ótimo...
Pena a nossa cidade, o nosso país estar do jeito que está, muito louco isso...
E hoje é Lag Baomer entao ve se aproveita,qdo eu estava em Eretz a gente assava Kebab,e tocava violao em volta da fogueira,mas isso foi há bilenios.
Abço,