domingo, outubro 08, 2006

Sucot? Cabanas?

Chegou Sucot, o Carnaval israelense. Não, não tem nada a ver com folia, pula-pula, serpentina e confete. Sucot é a festa das cabanas. Mas, como no Brasil, onde o ano só começa depois do Carnaval, aqui o ano judaico só começa de fato depois de Sucot. As aulas nas universidades (e as minhas, no terceiro ulpan de hebraico que vou fazer!) começam dia 22, por exemplo.

É bem por aí... Essa época, que também marca o fim do verão e do calor, é tempo de festas. Tem Rosh Hashaná (ano novo), depois vem Yom Kipur (dia do perdão), com o tão falado jejum, e logo a semana de Sucot, que acaba com Simchat Torá, a festa que celebra a alegria do povo judeu em receber as tábuas sagradas no Monte Sinai. Depois de tudo isso, finalmente o ano começa, mesmo!

Mas... festa das cabanas? Bom, em poucas palavras, Sucot é a festa da colheita. Fácil de entender: aqui em Israel é "o período no qual a produção dos campos, pomares e vinhas é colhida" (do Chabad, aqui). Como o site explica, para que as pessoas não se esqueçam de D's no momento de alegria pela fartura nas colheitas, deixam a casa durante uma semana e moram em cabanas! Ah, cabanas!

O barato desse feriado é passear por Jerusalém (ou por qualquer cidade israelense com população religiosa) e ver, nos terrenos, nos jardins, em volta dos prédios, as sucot, as tais cabanas, montadas para a festa. As pessoas comem e dormem nas cabanas durante toda a semana de Sucot! Quem mais curte a farra são as crianças - como no meu prédio (onde fizeram quatro cabanas).

E como eu contei no pé do último post, passeando por Mea Shearim, bairro ultraortodoxo judaico daqui de Jerusalém, resolvi parar e dedicar meia hora para fazer essas fotos. Gostei do resultado. No mesmo dia, à noite, fui à Cinemateca ver Ushpizin (palavra em aramaico para "convidados") - no filme, as primeiras cenas mostraram exatamente o que eu tinha fotografado mais cedo - a minuciosa escolha das "quatro espécies"!

Aliás, recomendo o filme, especialmente para esses dias de festa das cabanas. A película é passada durante o feriado de Sucot aqui em Jerusalém e mostra a rotina de um casal que se reaproximou da ortodoxia e, às vésperas do feriado, não tem um centavo pra montar a sucá e comprar as "quatro espécies". Eles acabam recebendo convidados especiais...

Então, chag sucot sameach!

[DIDÁTICO] Do meu shutaf, o Bean, "nove maneiras de saber que é Sucot", aqui.
[HQ] Do Dry Bones uma tirinha bem-humorada sobre Sucot (e uma explicação).

[TELONA] Do filme Ushpizin, o site oficial, com várias informações, aqui.
[RELIGIÃO] Mais sobre Sucot no site do Chabad, aqui. "Quatro espécies"? Aqui!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oh Gabriel
I saw this movie! I loved it!
Actually I got very nervous..
I was going 2 ask you about it!!

I love YOM YOM,
KEDMA, I just watched (yesterday) Yossi and Jagger.

my fave...of all...was BONJOY MONSIEUR SHLOMI

TodayI watched again..Les Poupees Russes...

SUPERB!!!

Anônimo disse...

Tambem Assisti NOa at 17


...assisti un filme muito interessante pois a storia do filme mudou...no meio do filme...

Persian... MIRROR...



Anônimo disse...

Oi Gabo,
Muito interessantes as fotos de Mea Shearim.
Os ortodóxos analisando os Lulavim de lupa, muito legal,

Bjos e Chag Sameach!!!

Nathy disse...

Gabito!!!
Q link eh esse? hehehe Cara de bebada! Mas nao estao as outras fotos e nem da pra aumentar.... :////
Manda por e mail aquelas fotos! :)
Beijao