terça-feira, outubro 24, 2006

O presidente e eu

Não, não vou falar do presidente Moshe Katzav e das peripécias sexuais dele. Até pensei em fazer um post a respeito, porque o assunto está em todas as conversas informais aqui em Israel. Todo mundo quer saber se ele estuprou as tais mulheres, se roubou mesmo dinheiro público etc. Mas a minha política aqui vai ser a de - por enquanto - não entrar nesse assunto. Já basta ter falado a respeito na RFI semana passada, aqui.

Vale dizer que esse papo de presidente está realmente movimentando a política por aqui, com indicações de nomes novos para ocupar a residência presidencial. E a lista tem nomes como o de Shimon Peres (que perdeu em 2000 para Katzav e, como dizem as más línguas, perde até eleição pra síndico!), Elie Wiesel (sobrevivente do Holocausto e prêmio Nobel da paz) e muitos outros. Mas por enquanto nada é oficial, porque na prática o Katzav continua no trono.

Tudo isso para dizer que o título desse post não tem nada a ver com Katzav e muito menos com peripécias sexuais de figuras públicas. O presidente do título é outro. Estive hoje com Itzhak Navon, em uma entrevista rápida mas muito bacana no escritório dele aqui em Jerusalém. Navon foi o quinto presidente de Israel, o primeiro sefaradi a ocupar o cargo, entre 1978 e 1983.

Conversamos sobre o ladino, tema do meu texto na próxima edição da Revista 18. Ele cresceu em Jerusalém na década de 1920 em um bairro onde o ladino - idioma dos judeus sefaradim - era falado nas ruas, em uma época em que os imigrantes se concentravam em locais fechados como guetos. Essas coisas não existem mais - hoje sefaradim e ashkenazim estão dispersos e misturados.

Navon cresceu ouvindo o ladino - como ele disse hoje, para aprender e manter um idioma, uma pessoa tem que ouvi-lo "da fralda até mortalha". E a entrevista, minha primeira exclusiva com uma personalidade da política israelense (já estive em coletivas e eventos com o Sharon, o Olmert, o Peres e o Bibi), foi em ladino!

A entrevista correu bem e, no final, depois que eu tirei para a matéria algumas fotos dele cercado de livros por todos os lados, pipocou de repente, daquele senhor de 85 anos, ex-presidente de Israel, a pergunta: - Quer tirar uma foto comigo? Eu tirei! E você já viu - o presidente e eu!

9 comentários:

Anônimo disse...

grande coisa...., eu tenho uma foto com o Neto, no estadio do morumbi, em 1990.(primeiro campeonato brasileiro do corinthians)

Ana Néca disse...

Nossa que coisa deliciosa ter uma figura dessa tão perto. Garanto que as outras fotos não ficaram melhores que esta! :)

E sabe, acho que você está com o olhar mudando de outra vez! Lembra daquele post? Veja nas fotos...

Grande beijo, querido! Cuide-se bem!

Anônimo disse...

Eii passando pra conhecer seu blog, e me encantei, estou fuçando todo por aqui.(rs)
Deve ser muito diferente morar em um país tão longe de nossa terrinha , costumes tudo diferente ne, tenho muita curiosidade.
Ofereço a vc o award Blog perola da net do lua em poemas com muito carinho e convido a participar de meus destaques.
Ops.. vc que esta tão longe de nosso pais venha matar as saudades com o meu trem mineiro uai sô...
Bjs e um ótimo final de semana.

Sliver disse...

Um abraço desde Portugal
http://www.observatoriodajihad.blogspot.com/

Anônimo disse...

OLÁ!!!
Faz tanto tempo que eu não te deixo uma msg... Alias, fazia muito tempo q eu não entrava no seu blog.
Saudadesss querido!
Bisou

N.C. disse...

entao nao é so por aqui que acontecem "dessas coisas"! mas compartilho a tua política de nao comentar esses assuntos, pelo menos até q estejam esclarecidos, o q dificilmente acontece...


entrevistar, ainda mais exclusivamente, personalidades é muito bom! mas eu, ainda iniciante na carreira, as vzs morro de vergonha, e nao consigo perguntar tudo que deveria... com o tempo aprendo.
e, pq nao tirar a foto? Todo jornalista tem seu lado tiete, né! claro, tem q manter discreto, mas se a oportunidade em, aproveitar! Ah, a foto nao abre aqui!
X's

N.C. disse...

hj a foto abriu :D
"Olá, presidente!"

Bia disse...

Gabo, acabei de ver na TV Sesc o final de uma entrevista com um casal e o cara *era* voce.

Era vc mesmo?

Bjs

N.C. disse...

vi uma reportagem na tv hj sobre esse presidente, lembrei do teu texto. so nao lembro sobre o q era a reportagem, :P