quinta-feira, setembro 21, 2006

De repente, 5767

Ano novo em Israel não tem o mesmo clima de ano novo no resto do mundo. Não tem neve porque cai no verão - ainda que seja o finzinho do verão. Não tem Papai Noel e corrida às lojas porque aqui não existe Natal. E, claro, a contagem é bem outra. O povo judeu entra, a partir do próximo fim de semana, em 5767.

Ano novo aqui em Israel tem um sabor de festa familiar. Não é como no mundo todo, onde o reveillon é momento de tomar porres, pular ondas e fazer promessas e planos que nunca se cumprirão! Ano novo judaico é evento familiar - suspeito que por isso sinto tanta falta das comemorações com a minha avó e toda a minha família, em São Paulo...

Ano novo em Israel é tempo de fazer um balanço pessoal e de, entre Rosh Hashaná e Yom Kipur, os chamados Yamim Noraim (dias terríveis) pensar o que se fez de bom e de ruim no ano que vai acabando. E de, no Dia do Perdão, pedir desculpas - a D's e às pessoas que nos cercam - pelas coisas ruins que fizemos (quem não faz?)

Ano novo em Israel também é momento de balanço da população. É nessa época que o Escritório Central de Estatísticas revela quantos somos. Somos 6 milhões, novecentos e noventa mil e setecentos israelenses. Somos 5,3 milhões de judeus, somos 1,4 milhão de árabes. É época de saber o crescimento da população, que se mantém em 1,8% ano ano desde 2004...

Ano novo em Israel é tempo de mensagens do presidente Moshe Katzav, do primeiro-ministro Ehud Olmert, que são espalhadas, distribuídas, traduzidas e lidas por judeus no mundo todo. É tempo de maçã com mel, do toque do shofar, cabeça de peixe, bolo de mel...

De repente, é ano novo em Israel. De repente, 5767. A todos os judeus que passam por aqui e a todos aqueles que não são judeus, shaná tová umetuká - ano feliz e doce. O mundo faz aniversário, é tempo de que todos comemoremos!

[ÍNTEGRAS] Se você quiser ler a íntegra das mensagens de Rosh Hashaná do premiê e do presidente, deixe o email nos comentários e eu mando!

6 comentários:

Unknown disse...

Shaná Tová Umetuká
Osher Va Osher!!! E um ano novo cheio de realizaçoes,

Gmar Chatimá Tová!!!

Bjos,

Anônimo disse...

Gabo, como sempre abrindo coração lindo post. Shana Tova, minha paixão é realmente Yom Kipur é a festa mais bonita o sentido reflexão-perdoar......E todas as ruas desertas, branco, Israel se confunde com outro lugar.

beijos

Anônimo disse...

Toeug,

SHANA TOVA !!!
Um ano novo com muita alegria, saúde, paz e prosperidade.

Estão excelentes seus artigos, como sempre, muita paixão e talento.

Grande abraço,
Berland

Fabián disse...

Shaná Tová, Gabriel!

Anônimo disse...

Shana Tova!
Gosto muito de ler seus textos...
Dani

Anônimo disse...

Shaná Tová Umetuká! Sinta-se abraçado com força, mesmo que virtualmente.

Beijocas